Cypriana Pinheiro 



PROJETO A QUATRO MÃOS. Para esta residência erguida em condomínio fechado, a ideia, então, era priorizar o conforto com uma generosa área social de 120m², com ambientes integrados, para abrigar o estilo de vida da jovem família que adora receber e conviver.


 O p√© direito duplo foi ressaltado pelos tons neutros e uma sele√ß√£o de m√≥veis que exaltam o conforto, al√©m de itens sob medida, que conferem identidade ao projeto. 



Com 500m² e três níveis, a casa possui a amplitude necessária para abrigar todos os desejos dos proprietários por um programa de bem-estar, com varanda gourmet e piscina.


Esse resultado foi poss√≠vel, sobretudo, por ser um trabalho a quatro m√£os, em total sintonia entre a arquiteta Am√©lia Maia e o escrit√≥rio de Cypriana Pinheiro. Am√©lia definiu o partido arquitet√īnico, estudou a ilumina√ß√£o, a ventila√ß√£o e a topografia, para aproveitar naturalmente o desn√≠vel do terreno, enquanto o escrit√≥rio se encarregou da ambienta√ß√£o, dos materiais e de altera√ß√Ķes na fachada.


Uma harmonia refletida diretamente na eleg√Ęncia sem esfor√ßo, na atmosfera leve e agrad√°vel, nas escolhas precisas e nas linhas apuradas de cada detalhe.


PALACIANO E MODERNO. Neste d√ļplex conclu√≠do em apenas 10 meses, a arquitetura moderna guarda a sete chaves um elemento surpresa - uma ambienta√ß√£o cl√°ssica e sofisticada que preenche os 600m¬≤, divididos em dois pavimentos. 


Molduras douradas, espelhos com detalhes nobres, m√≥veis torneados, a presen√ßa marcante do capiton√™, espelhos, a busca pela simetria, a paleta de cores suaves e um belo repert√≥rio de estampas e tecidos exalam tradi√ß√£o e requinte, al√©m de revelarem uma pesquisa dedicada ao estilo. 


Mas alguns recursos deixam claro o di√°logo com o contempor√Ęneo e com as expectativas atuais de conforto, desde a marcenaria de linhas puras at√© a integra√ß√£o garantida pela aus√™ncia de divis√Ķes internas e as generosas esquadrias.



Tudo isso sem abrir m√£o de comodidades √ļnicas, como as cinco su√≠tes e uma √°rea de lazer, inclusive com piscina aquecida.



ELEG√āNCIA NATURAL. O cen√°rio ao redor √© paradis√≠aco, encravado entre o mar e a Mata Atl√Ęntica. No condom√≠nio fechado em uma das regi√Ķes mais nobres do Rio Grande do Norte, ergueu-se o triplex de 550m¬≤ com fachada de estilo modernista, onde o destaque √© o piso inferior que re√ļne espa√ßo gourmet, adega, deck, jardim e at√© um SPA. 


A generosa √°rea social se estende aos interiores da casa, esbanjando conforto em m√≥veis de grandes dimens√Ķes e v√°rios ambientes convidativos interligados entre si e com a natureza como testemunha, que adentra atrav√©s de generosas peles de vidro. 




A cartela de cores aquece e faz dos amadeirados os protagonistas, em diálogo permanente com a iluminação que busca acentuar o intimismo e a beleza dos detalhes.


SOFISTICADO RETROFIT. Adquirido h√° muitos anos, esse apartamento de 250m¬≤ j√° contava com uma boa distribui√ß√£o dos espa√ßos, mas andava pedindo uma atualiza√ß√£o nos acabamentos e no layout. 


O retrofit feito pelo escritório de Cypriana Pinheiro apostou na combinação sofisticada de matérias-primas, como a madeira, os espelhos bronze, pedras nobres e superfícies de alto brilho, que dialogam com uma cartela de cores aconchegantes, em um passeio pelos tons neutros e cálidos.




 A linguagem contempor√Ęnea tamb√©m se confirma na integra√ß√£o dos espa√ßos e nas fun√ß√Ķes conciliadas de receber amigos sem perder a praticidade do cotidiano, proporcionando uma nova experi√™ncia de viver e receber aos moradores.


MAISON AMARILIS. A maison voltada ao segmento de roupas para festas, como casamentos e anivers√°rios, pretendia presentear seus clientes selecionados com um brinde para os olhos. 


Assim, surgiu esta ambienta√ß√£o, que remete √† sofistica√ß√£o das grandes celebra√ß√Ķes com lustres exuberantes, pinceladas de dourado, a madeira que aquece pontos estrat√©gicos, pap√©is de parede em arabescos e muita amplitude. 


Os ambientes de atendimento são inspirados nas salas de estar, oferecendo todo o apoio e uma excelente circulação, enquanto permitem um atendimento diferenciado que deixa todo mundo à vontade para conversar e escolher com todo o conforto. A Amarílis ainda oferece um serviço de café, um ateliê de ajustes e serviço de cerimonial, bem representados neste projeto clássico, assinado pelo escritório de Cypriana Pinheiro, pensado para surprender em todos os sentidos.


AMIL. A linguagem dos espa√ßos m√©dicos requer muito branco e uma pureza visual das quais parece dif√≠cil escapar. Mas a arquiteta consegue fugir do estere√≥tipo neste espa√ßo, valorizando mat√©rias-primas nobres como o √īnix retroiluminado e o revestimento 3D, al√©m de poltronas e outras pe√ßas de design. 


Integra√ß√£o √© outra palavra-chave no projeto, que aposta em esta√ß√Ķes de trabalho e a comunica√ß√£o entre os setores para facilitar a rotina dos colaboradores. Outro detalhe que chama aten√ß√£o √© o piso elevado para facilitar a passagem das instala√ß√Ķes e cabeamentos, muito mais pr√°tico. 


A perfeição do resultado foi garantida uma vez que Cypriana participou ativamente de todas as etapas, como a escolha do local, a concepção da edificação e o desenho das plantas para a sede da Amil, que se tornou um dos marcos da importante Avenida Prudente de Morais por sua arquitetura moderna.









Voltar

Edi√ß√Ķes Anteriores

Revista Ambientes | Arquitetura | Decoração | Estilo | Design
Cuidadosas, detalhistas e supercomprometidas, essas duas a...
[ Leia Mais ]   
A frente do escritório Coruja Arquitetura, que completa se...
[ Leia Mais ]   
A dupla faz uma imers√£o em cada projeto e investiga em det...
[ Leia Mais ]   
Eles falam do processo criativo, da vis√£o profissional e d...
[ Leia Mais ]   
Claudiny Cavalcanti segue uma estética que não se filia a ...
[ Leia Mais ]   
O comprometimento com a profiss√£o e com a qualidade do res...
[ Leia Mais ]   
Qual o segredo da eleg√Ęncia? Entre infinitas possibilidade...
[ Leia Mais ]   
Maria Luiza Lamas n√£o deixa a ideia de contempor√Ęneo virar...
[ Leia Mais ]   
Experiência, inovação e personalidade são algumas das prin...
[ Leia Mais ]   
 
Mova a barra de rolagem acima para os lados para visualizar mais edi√ß√Ķes





     Edições Anteriores