EuroCucina 2016
Ano sim, ano não, grandes marcas da indústria de modulados ocupam quatro pavilhões do Salão Internacional do Móvel de Milão para apresentar novidades, tendências e novas tecnologias para a cozinha - atualmente, um dos principais espaços de convivência da casa. Conheça os principais estilos, cores e materiais exibidos pelos 120 expositores, numa área de 23.000 m². ELEGÂNCIA MINIMALISTA. Esta edição da feira apresentou uma nova geração de cozinhas, mais minimalistas e eficientes. Para tanto, as marcas apostaram em cores neutras, matérias-primas atemporais e alta tecnologia, criando um espaço ultracontemporâneo, de grande funcionalidade e impacto visual, onde os eletrodomésticos surgiram quase invisÃveis. É o que podemos ver, na imagem, na cozinha Linee, da Team7, em que o programa de armários embutidos possui uma estrutura única - que lembra um painel - e sistema touch.
Acima, na proposta da Valcucine, a elegância se expressa por meio da neutralidade da paleta e de uma estética clean. Abaixo, na cozinha, da Dada, o minimalismo ganha uma versão cálida, aliando o branco à madeira natural. .jpg) NOVO HIGH-TECH. Em sintonia com o conceito gourmet, as cozinhas surgiram com um visual moderno, que une o melhor da alta tecnologia com o toque de aconchego da madeira, num processo de humanização do high-tech. Um bom exemplo é esta cozinha da famÃlia Step System, assinada pela Veneta Cucine, em que o diálogo de materiais se soma a um sistema prático e eficiente, com ilha central e armário com estantes finalizadas com barras de alumÃnio, que permitem deixar tudo sempre à mão. As ilhas são protagonistas nas cozinhas atuais, concentrando as funções de trabalho, degustação e convÃvio.
MADEIRADO MODERNO. As marcas revelaram preferência por um mix de materiais, com forte presença da madeira. Na proposta acima, da Veneta Cucine, a nogueira traz leveza e aconchego para a cozinha-living, que gira em torno da ilha central, a grande protagonista das cozinhas atuais. Este ambiente que resulta da parceria do estúdio Nendo com a Scavolini, também tira partido do material numa leitura moderna, com um programa de prateleiras lineares. .jpg) DisponÃvel na cor preta ou branca, com acabamento opaco, a coifa Easy, da italiana Elica, possui comando touch e um design que lembra um pendente. INDUSTRIAL CHIC. Uma das grandes apostas para a cozinha, que hoje é uma das áreas de convivência mais concorridas da casa, é o estilo industrial, inspirado nos antigos armazéns e reformulados em modernos apartamentos. A estética reinterpreta valores tradicionais por meio da mescla de materiais (madeiras envelhecidas, metais oxidados, vidros) e a valorização de tonalidades escuras e texturas desgastadas, num visual despretensioso. A Diesel repetiu a dobradinha com a Scavolini - as marcas já haviam feito uma parceria durante a EuroCucina 2012 - e apresentou o Diesel Open Workshop, um programa novo, em que o espaço da cozinha é interpretado como o lugar de personalidade, pensado para os momentos intimistas e, ao mesmo tempo, de sociabilidade. Conceito que se traduz bem neste ambiente, cujo destaque são as estruturas metálicas tubulares de ferro opaco, numa geometria simples de caráter urbano e atraente.
Aqui, a composição equilibrada de madeira, aço e concreto ganha uma dose extra de personalidade com os azulejos em diferentes padrões, que complementam a atmosfera industrial contemporânea de forma simples e elegante, na proposta assinada pela Marchi Group para aqueles que consideram a cozinha não apenas em seu aspecto funcional.
Nesta foto, a versão industrial chic da Veneta Cucine, que mescla os conceitos de funcionalidade robustez e praticidade, a partir do sistema Step, integrado ao living e com diversas possibilidades de personalização. Destaque, ainda, para contraste da madeira de carvalho com vidro preto e metal. |
|