Toque aveludado. Móveis e objetos de design marcante desfilaram, dentro e fora, da 56ª edição do Salão Internacional do Móvel de Milão, que revelou ao mundo novas criações, desde o clássico ao contemporâneo, passando muitas vezes pelo lúdico e pelo inusitado. Apresentamos 15 peças que nos chamaram atenção, seja pela forma ou pelo conceito. O que não faltou foi inspiração. Para começar, na foto, a centenária Poltrona Frau revitalizou o sofá Chesterfield, um dos ícones da marca, mixando couro e veludo.
Silhueta feminina, assento com toque aveludado e pernas elegantemente lacadas e revestidas em metal são as características que compõem o desenho delicado da cadeira Naomi, da Koket.
Verniz em alto brilho, veludo molhado e trilhas de costura detalhadas ao longo das bordas conduzem o olhar até as pernas de madeira sólida - com delicado acabamento em folha de ouro - no sofá Nessa, da Koket, uma peça criada para ao estilo da mulher moderna.
Invasão animal. Vindas do mar, da selva ou do gelo, as feras inspiram peças ousadas que buscam seu
lugar nos espaços urbanos. Na foto, grande demais para ser um brinquedo, pequeno demais para um gorila. Kong é uma peça extraordinária e surpreendentemente tecnológica que projeta a luz para adiante de si. Por Stefano Giovannoni para a Qeeboo.
Um grande urso polar tira uma soneca sobre um imenso bloco de gelo no meio da sala, com o sofá Pack, da EDRA isso é possível. Design de Francesco Binfaré.
Para a Qeeboo, a Studio Job criou o Killer, um porta guarda-chuva em polietileno, inspirado na fera do mar que vive a espreita por suas presas.
Da portuguesa Boca do Lobo, o icônico Diamond Metamorphosis, ganhou uma superfície esculpida à mão, marcado por aracnídeos predatórios, que interagem com a estética da peça que se assemelha a um diamante.
.jpg)
Orientalismo. O minimalismo e o traçado artesanal milenar do mundo oriental chegam em peças que são marcantes em cada detalhe. Na imagem, acima, a versão floral do Ziqqurat, armário criado pelo núcleo criativo da Dríade. Com interior laminado em preto, portas e prateleiras removíveis, a peça surge com gentis puxadores de fios de seda.
Uma paisagem nipônica, em traço prateado, é cravada no espelho negro do bar cabinet da coleção Transition, de Giovanni Luca Ferreri para a Arte Veneziana. A estrutura em metal bronze dá o toque contemporâneo a peça.
Do estúdio japonês Nendo para a marca italiana Alias, Okome é um sofá composto por unidades que podem ser combinadas ao gosto de cada usuário. O conjunto de assentos e encostos são caracterizados por ângulos e formas suaves e arredondadas que podem ser ajustados em até nove combinações diferentes. Uma pequena mesa, feita de aço esmaltado e MDF, se une as peças compondo com praticidade cada arranjo.
Com contornos suaves e estofado macio, a peça, da Sancal, é ideal para espaços corporativos por trabalhar a individualidade, devido às suas divisões.

Formas simples. A relação humana com o design e a expressividade subjetiva dos seres são traduzidas em funcionalidade. Na foto, com base na relação quase orgânica entre um leitor e seus livros, Sou Fujimoto criou a Bookchair, uma estante compacta e essencial da qual se pode extrair uma cadeira para aproveitar uma deliciosa leitura. Para a Alias.
Inspirada pelos Cyclops gigantes de um olho só, Elena Salmistraro criou para a De Castelli o armário Polifemo, peça que desafia a rigidez dos materiais com formas curvilíneas em placa de cobre gravada. O item compõe a coleção Tracing Identify, criada por sete designers do mundo todo que sintetizam artesanato e inovação através de um forte protagonismo expressivo em cada peça.
Para o catálogo da Fratelli Boffi deste ano, Ferruccio Laviani desafiou o imaginário com a nova interpretação do trumeaux francês na coleção D.Vision. No D.Vision.2, a peça oitocentrista sofre uma completa metamorfose pois, brincando com cores e acabamentos, o objeto é construído e reajustado em diferentes perspectivas.
Feita para durar no tempo, a Maat atrai pelo colorido vibrante, composto por tiras sintéticas, que trazem mais dinâmica a técnica da tecelagem. De Philippe Bestenheider para a Varaschin.